Número de nascentes cercadas se aproxima de dois mil, e obras de saneamento rural seguem em ritmo acelerado.
A Iniciativa Rio Vivo já contabiliza 1.944 nascentes cercadas em toda a extensão da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, marcando um avanço significativo na conservação dos recursos hídricos da região. Além disso, seguem em andamento as obras de implantação de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico e construção de Barraginhas, ampliando os benefícios ambientais em todo o território.
Essas ações são viabilizadas com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, um instrumento de gestão que visa promover o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, além de gerar receita para investimentos em sua recuperação e preservação.
Nos últimos quatro anos, mais de R$ 36 milhões foram investidos em ações que contemplam propriedades rurais localizadas nas sub-bacias dos rios Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu, além da porção capixaba da Bacia do Rio Doce.
Com base em diagnósticos realizados nas propriedades rurais, a Iniciativa Rio Vivo tem como principal objetivo aumentar a disponibilidade de água nos rios, por meio do cercamento de nascentes e da implementação de soluções de saneamento e controle de sedimentos.
O avanço dessas ações reflete o esforço conjunto dos comitês da bacia na proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos, promovendo benefícios ambientais duradouros para toda a região.
Confira abaixo o balanço completo das ações:
Alto Rio Doce
Região do Rio Piranga
258 nascentes cercadas e 21 implementações de Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico.
Região do Rio Piracicaba
826 nascentes cercadas
Região do Rio Santo Antônio
315 nascentes cercadas e cinco implementações de Sistemas de Barraginhas.
Médio Rio Doce
Região do Rio Suaçuí
235 nascentes cercadas e nove implementações de Sistema de Tratamento de Esgoto Doméstico.
Região do Rio Caratinga
179 nascentes cercadas e 24 instalações de Sistemas de Tratamento de Esgoto Doméstico.
Região do Rio Manhuaçu
37 nascentes cercadas.
Região do Espírito Santo
O Rio Vivo já teve início na porção capixaba da Bacia do Rio Doce. Os municípios de Sooretama, São Gabriel da Palha, Itarana e Brejetuba foram os primeiros contemplados. Até o fim de junho, a iniciativa contabilizava 94 nascentes cercadas.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com