Durante a programação do 3º Encontro da Sociedade Civil, os conselheiros participaram de uma visita ao Parque Estadual do Rio Doce para conhecer sua história, importância ambiental e riqueza natural.
Os participantes estiveram no Centro de Visitantes, onde conheceram as origens do parque, além das espécies nativas da fauna e da flora local. A unidade de conservação abriga milhares de espécies, plantas típicas da Mata Atlântica e cerca de 40 lagoas, sendo considerada uma das áreas mais relevantes para a preservação ambiental em Minas Gerais.

A conselheira do CBH Doce, Fernanda Cravo, destacou a experiência como um momento de aprendizado e integração. “Foi uma experiência muito legal de troca, estar no Centro de Visitantes, no espaço de educação ambiental, para que possamos conhecer mais o parque e conectar isso com o trabalho que realizamos nos comitês de bacia hidrográfica e no nosso segmento, que é a Sociedade Civil”, afirmou.
Durante a imersão, os conselheiros também receberam um guia explicativo sobre as aves do parque e um cartaz com informações sobre a reserva florestal.
Para Maria Lúcia de Cristo, conselheira do CBH Manhuaçu, a visita reforçou a importância do parque para a conservação ambiental. “Foi uma experiência muito enriquecedora estar no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Rio Doce, porque pudemos ver como é rica a história do parque, a importância que ele tem para a preservação de milhares de espécies de animais e plantas e como a presença da água transforma e dá vida à reserva”, destacou.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com