ERCOB SUDESTE TRAZ REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

11/07

O 1° ERCOB Sudeste, realizado entre os dias 08 e 10 de julho em Belo Horizonte/MG, trouxe um painel dedicado à Educação Ambiental, um dos temas mais interessantes aos Comitês do Rio Doce. Foram apresentadas ações de comunicação, projetos e propostas relacionados ao tema, voltadas ao fortalecimento das ações nos territórios das bacias hidrográficas.

Renata Maranhão, superintendente adjunta de apoio ao SINGREH e às agências infranacionais de saneamento da ANA, ressaltou que “é preciso alargar o conceito de Educação Ambiental, no sentido de estabelecer a conexão com a capacitação, com a comunicação, acolher as diversas perspectivas dentro do sistema, trazendo a diversidade das pessoas que estão atuando com a governança, com representação, com o desafio de implementar os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, componentes que podem contribuir efetivamente, no momento em que comemoramos 25 anos da política de Educação Ambiental.”

Como exemplo das boas práticas voltadas à Comunicação e à Educação Ambiental, Geraldo Magela, conselheiro do CBH Piracicaba, aproveitou a oportunidade para compartilhar “a experiência da Expedição Piracicaba, como uma ferramenta e um instrumento multidisciplinar de mobilização, educando, integrando e detectando potencialidades sustentáveis e econômicas da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba. A gente defende que todo rio tem que ter sua expedição de monitoramento hídrico.”

Além disso, Geraldo afirma que “em um contexto geral, o maior desafio para efetivar um programa amplo de Educação Ambiental, na atualidade, é ter que concorrer com o conteúdo que as novas tecnologias de comunicação e interação oferecem.” Portanto, sugere como resposta ao desafio a iniciativa experimentada em seu território. “A partir do anúncio de uma Expedição em um determinado território, a população já começa a respirar o tema. Diversas atividades acontecem de forma espontânea, o que produz muito mais efetividade na Comunicação e Educação Ambiental”, concluiu. 

Thalles Castilho, Presidente do CBH Caratinga, lembra da importância das “Expedições, Comunicação e Educação Ambiental, pontos fundamentais para expandir para toda a população o conhecimento sobre a bacia, tudo o que o comitê tem feito, a atuação dos membros do comitê no território” e que o evento trouxe “experiências enriquecedoras que podemos levar aos nossos próprios territórios”, disse.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com