Além de conhecer o planejamento de ações previsto no acordo, representantes da porção capixaba da Bacia do Rio Doce apresentaram instrumentos de gestão, que podem auxiliar na construção conjunta de soluções ambientais para a bacia.
No dia 10 de junho, o presidente do CBH Doce, José Carlos Loss Júnior, juntamente com representantes dos CBHs Guandu, Pontões e Lagoas do Rio Doce e Barra Seca e Foz do Rio Doce, e do Comitê da Região Hidrográfica dos Rios Santa Joana e Santa Maria do Doce, se reuniu com a equipe da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (SERD) no Estado do Espírito Santo, em Vitória/ES. A reunião teve como objetivo conhecer o planejamento para implementação das ações propostas na repactuação referente ao rompimento da barragem da Fundão, em Mariana, e apresentar à SERD o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH-Doce) e o Enquadramento de Corpos D’água dos CBHs, além de propor apoio para execução das ações.
“Essa oportunidade é muito importante para que a gente crie essa agenda e possa conseguir implementar as ações de revitalização do Rio Doce e melhorar a gestão das águas da bacia aqui no Espírito Santo e em Minas Gerais também”, afirmou José Carlos Loss Júnior.
“Foi uma reunião muito proveitosa com os presidentes, os diretores, de várias bacias hidrográficas aqui do Espírito Santo. Nós fizemos uma agenda de trabalho com essas equipes. Recebemos o PIRH, que é a base para que a gente possa aplicar os investimentos da repactuação do Rio Doce”, disse o Secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.
O PIRH
O PIRH Doce é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídrico, que apresenta um diagnóstico da situação da bacia, além de propor ações, com indicação de investimentos e metas, para recuperação do território. A revisão do plano foi concluída em 2024 e considerou os danos causados pelo desastre ambiental de Mariana.
SERD
A SERD foi criada em dezembro de 2024 e tem como objetivo garantir o cumprimento do acordo judicial para a reparação integral do desastre, envolvendo os governos federal e estaduais, Ministério Público, Defensorias e empresas responsáveis pelos danos.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com