O Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciou, no dia 3 de novembro, a operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SAH Doce) para o período chuvoso. Para marcar o início das atividades, foi realizada, na quinta-feira (30/10), uma reunião de alinhamento com representantes de municípios mineiros e capixabas, Defesas Civis e membros da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce).
A operação do SAH Doce é realizada todos os anos, entre novembro e março, período de maior incidência de chuvas na região Sudeste. O objetivo é monitorar os rios e fornecer projeções sobre a elevação dos níveis nos pontos monitorados para prevenir ou reduzir os efeitos das inundações, além de informar a população sobre possíveis eventos de cheias.
Os dados podem ser acompanhados em tempo real por meio da plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE). Segundo o pesquisador do SGB Breno Guerreiro, responsável pela operação do SAH Doce, “essa iniciativa, iniciada em 1997, mobiliza o SGB em um trabalho contínuo de monitoramento diário das chuvas e dos níveis dos rios, com o objetivo de antecipar riscos de inundações em áreas sensíveis da bacia, por meio de modelagens hidrológicas. São emitidos boletins diários de monitoramento e, em situações de risco elevado de inundação, a frequência dessas atualizações é intensificada, passando a ocorrer de duas a quatro vezes por dia”.
Os dados gerados pelo SGB são disponibilizados ao público e às defesas civis. A presidente da CTGEC, Lucinha Teixeira, destaca a importância da operação: “O Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce é uma ferramenta que subsidia a tomada de decisão dos municípios atendidos pelo sistema, contribuindo com o planejamento da resposta de eventos críticos. O CBH-Doce apoia este trabalho coordenado pelo SGB, colaborando com a articulação dos coordenadores da defesa civil e equipes da SGB e também com investimentos de recursos oriundos da cobrança pelo uso de recursos hídricos para a modernização do sistema, em uma parceria permanente”, afirma.
MUNICÍPIOS MONITORADOS
Na Bacia Hidrográfica do Rio Doce o sistema abrange 16 municípios que estão localizados na calha principal dos rios Piranga, Piracicaba e Doce, sendo eles: Açucena, Aimorés, Antônio Dias, Baixo Guandu, Colatina, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Galileia, Governador Valadares, Ipatinga, Linhares, Nova Era, Ponte Nova, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com