Dia 23 de abril de 2024

8h às 9h – Credenciamento

9h às 12h – Painel 01 – Revisão do PIRH-Doce e elaboração do Enquadramento – ANA, IGAM, AGERH, CBH-DOCE E AGEDOCE

 

SENISI DE ALMEIDA ROCHA – MODERADOR

Bacharel em Administração de empresas, Bacharel em Comunicação Social, Pós graduado em Administração de Recursos Humanos. Sócio fundador do Lions Clube Manhuaçu Flor de Manacá e Instituto Soledade. Possui ampla atuação no Sistema de Gestão de Recursos Hídricos com participação ativa nos comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Doce, Manhuaçu e Piranga. Atua ativamente junto ao Fórum Nacional e ao Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

 

ADRIANO FERREIRA BATISTA – TÉCNICO DA ESCOLA DE PROJETOS – AGEDOCE

Engenheiro Civil, formado pela Universidade de Marília. Mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá. Atuou em projetos, públicos e privados, na área de Saneamento Básico, abrangendo Sistemas de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos Urbanos e Planos Municipais de Saneamento Básico. Atualmente, é Técnico Pleno – Nível Superior, onde faz parte da Escola de Projetos, da AGEDOCE, desde 2021, responsável pelos programas de Segurança Hídrica e Saneamento Básico, além de ter atuado como apoio técnico no processo de revisão do PIRH Doce e na elaboração da proposta de enquadramento do rio Doce e seus Afluentes.

 

LUCIANA ZAGO – COORDENADORA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DE RECURSOS HÍDRICOS / SUPERINTENDÊNCIA DE PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS – SPP/ANA

Bióloga formada pela Universidade de Brasília com doutorado em Ecologia pela UnB. Foi analista ambiental do IBAMA e desde 2010 é Especialista da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), atuando na área de planejamento de recursos hídricos da Agência. Atualmente atua como Coordenadora de Apoio à Implementação de Planos, pela Superintendência de Planos, Programas e Projetos. Participou da coordenação técnica da revisão do Plano Integrado e da elaboração da proposta de Enquadramento para a bacia do rio Doce.

 

 

MÔNICA AMORIM – GERENTE DE PLANEJAMENTO, PESQUISA E APOIO AO SIGERH /AGÊNCIA ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS – AGERH

Bióloga com Especialização em Ecologia e Recursos Naturais, Mestrado em Biologia Vegetal, Doutorado em Oceanografia Ambiental e Especialização em Gerenciamento de Projetos. Atualmente é Gerente de Planejamento, Pesquisa e Apoio ao Sigerh/ES na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh/ES), onde gerencia as equipes de planejamento e pesquisa, projetos e programas e apoio ao Sigerh/ES. Professora e Palestrante sobre Planejamento Participativo e Articulação e Pactuação em Recursos Hídricos.

 

ANA PAULA MONTENEGRO – COORDENADORA DE QUALIDADE DE ÁGUA E ENQUADRAMENTO DA ANA

Bióloga formada pela Universidade de Brasília com mestrado pela Fiocruz. Foi reguladora da ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) de 2009 a 2010 onde atuou com regulação técnica de esgotamento sanitário. É Especialista da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) desse junho de 2010 atuando nas áreas de esgotamento sanitário e qualidade de água. Participou da criação da Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade de Água – RNQA e do Programa que dá sustentabilidade financeira a essa rede (Programa Qualiágua).Acompanha questões relativas à qualidade da água na bacia do rio Doce após o rompimento da barragem de Fundão desde 2017 representando a ANA na CT-SHQA/CIF. Participou da coordenação técnica da revisão do Plano Integrado e da elaboração da proposta de Enquadramento para a bacia do rio Doce. Atualmente atua como Coordenadora de Qualidade de Água e Enquadramento da ANA.

JÚLIA NUNES

Engenheira ambiental, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ingressou no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais em 2015, na Gerência de Resíduos Sólidos Urbanos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). Atuou também no Núcleo de Denúncias e Requisições da Superintendência Regional de Meio Ambiente da Regional Central Metropolitana (SUPRAM CM). Em 2019, iniciou sua colaboração com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), na Unidade Regional de Gestão das Águas – Regional Leste Mineiro (URGA LM), como analista de outorgas de água subterrânea. Atualmente está em exercício na Gerência de Planejamento de Recursos Hídricos GPLAN, também no IGAM, atuando com Enquadramento e Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH). Pela GPLAN, acompanhou os trabalhos de atualização do PIRH Doce, com foco na atualização dos PDRH dos afluentes mineiros, bem como nos enquadramentos

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Painel 02 – Educação Ambiental – ANA

RONEVON HUEBRA DA SILVA  – MODERADOR 

Técnico em Magistério pela Escola Estadual Quinca Franco (1996); Técnico em Meio Ambiente pelo Colégio Caratinga (2009); Técnico em Florestas pelo Colégio Piau (2011); Graduando em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (atualmente) – Atuação – é membro dos CBH’s Caratinga e Manhuaçú, pelo segmento usuários, representando a COPASA, já foi Secretário Executivo e Presidente do CBH-Caratinga, atuou como Vice-Presidente do SINDÁGUA – Sindicato dos Trabalhadores(as) nas Indústrias de Purificação de Água e em Coleta, Tratamento e Destinação Final dos Esgotos no Estado de Minas Gerais, na COPASA é Técnico em Meio Ambiente, atuando nas áreas de regularização ambiental, Programa PROMANANCIAIS e Programa CHUÁ de Educação Sanitária e Ambiental.

RENATA ROZENDO MARANHÃO – SUPERINTENDENTE ADJUNTA DE APOIO AO SINGREH E ÀS AGÊNCIAS INFRANACIONAIS DE SANEAMENTO DA ANA.

Mestre em ciências florestais, especialista em gestão pública e responsabilidade fiscal e em Direito Ambiental e graduada em engenheira florestal.

 

 

ANTÔNIO DA SILVA FERREIRA
Tecnólogo em Saneamento Ambiental pelo IFES – Campus Colatina-ES; Estudante de Pós Graduação em Gestão Ambiental, IFES CAMPUS Santa Teresa, trabalha com Tratamento de Água e Esgoto, desde 1991, atuando nas áreas de produção e controle de qualidade.
Atualmente é gestor de Operação e Manutenção na CESAN, sendo responsável pelos serviços na Região Serrana.

 

16h às 16h30 – Coffee Break

19h – Abertura

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com