Entre os dias 2 e 5 de fevereiro, a Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce realizou seu 3º Encontro, no Parque Estadual do Rio Doce. O evento reuniu representantes de diferentes segmentos com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil na gestão dos recursos hídricos da bacia.
O encontro consolidou-se como um espaço fundamental de diálogo, escuta e construção coletiva, promovendo a integração entre os participantes e reforçando a importância da participação social nos processos decisórios relacionados às águas da região.
Ao longo da programação, foram debatidos os principais desafios e perspectivas para a Bacia do Rio Doce. Os participantes também trocaram experiências, compartilharam iniciativas e discutiram estratégias para ampliar o engajamento da sociedade civil nos Comitês de Bacia.
“O encontro teve uma participação, integração e troca de saberes e experiências muito grande por parte dos participantes”, destacou um dos organizadores do evento e presidente do CBH Suaçuí, Hernani Santana.
Durante as atividades, os conselheiros participaram de dinâmicas voltadas ao fortalecimento das relações, à troca de ideias e à reflexão sobre pontos positivos e aspectos que ainda precisam ser aprimorados para a evolução prática dos temas de interesse da sociedade civil.
Para o conselheiro do CBH Piracicaba, José Ângelo Paganini, o encontro foi bastante produtivo, mas ainda há desafios a serem enfrentados. “Agora precisamos fortalecer a participação dos membros dos comitês e ampliar esse encontro para outras entidades que ainda não fazem parte do comitê federal nem dos comitês dos afluentes. A participação da sociedade civil como um todo é essencial para definir prioridades e ações que considerem as necessidades da comunidade”, afirmou.
Durante o encontro, os membros da Sociedade Civil aprovaram uma moção referente aos processos de outorga 42799 e 42795, solicitando providência ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas por meio da Unidade Regional de Gestão das Águas. Segue o documento na íntegra:
MINUTA – MOÇÂO OUTORGA PDER TREVO
O presidente do CBH Piranga, Carlos Eduardo Silva, participou do encontro como convidado, representando o Fórum Mineiro de Comitês. Segundo ele, a iniciativa tem potencial para fortalecer a atuação da sociedade civil em todo o estado. “Já fiz o convite aos organizadores para apresentarem essa experiência no Fórum Mineiro, para que possamos fortalecer ainda mais a sociedade civil em Minas Gerais”, ressaltou.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com