Nos dias 24 e 25 de novembro, Governador Valadares (MG) será palco do Fórum Rio Doce: Reparação, Saneamento e Futuro, iniciativa que reunirá representantes de instituições públicas, municípios, Comitês de Bacia, prestadores de serviços e sociedade civil para discutir os avanços e os desafios do saneamento básico na Bacia do Rio Doce. O evento será realizado no Campus II da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).
O Fórum tem como objetivo promover o diálogo, a troca de conhecimentos e a construção coletiva de propostas relacionadas aos investimentos em saneamento previstos no Novo Acordo de Reparação do Rio Doce, que contempla ações voltadas à ampliação e à universalização desses serviços nos municípios da bacia.
Considerado um dos eixos fundamentais para a recuperação ambiental e o desenvolvimento regional, o saneamento básico está diretamente relacionado à melhoria da qualidade das águas, à saúde pública e à qualidade de vida da população. Nesse contexto, o Fórum será um espaço de diálogo técnico e institucional para apresentar o Programa de Saneamento, esclarecer dúvidas, discutir modelos de implementação e construir recomendações para o acompanhamento dos investimentos pelo CBH Doce.
No dia 6 de agosto a diretoria colegiada do CBH Doce se reuniu para alinhar os últimos detalhes da programação do evento. De acordo com o presidente do CBH Doce, Hernani Santana, a programação prevê conferência de abertura, painéis técnicos e institucionais, mesas de debate, participação dos municípios e espaço para perguntas do público. “Também serão realizados grupos temáticos para aprofundar questões previamente definidas pela comissão organizadora. As contribuições serão consolidadas e apresentadas durante a plenária final, com o objetivo de reunir recomendações para os próximos passos”, explicou.
O Fórum será aberto ao público, ampliando as oportunidades de participação e acompanhamento das discussões.
“Será uma oportunidade importante para dialogarmos sobre os desafios e as perspectivas do saneamento em nossa bacia, compartilharmos conhecimentos e construirmos, juntos, recomendações que contribuam para o acompanhamento dos investimentos previstos no Novo Acordo de Reparação”, afirmou Santana.
A programação completa do evento será divulgada em breve.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com