Os Comitês do Rio Doce marcaram presença na 5ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O encontro, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, reuniu representantes de 15 estados brasileiros para debater temas voltados à gestão participativa e integrada dos recursos hídricos.
Representando os Comitês da Bacia do Rio Doce, o presidente do CBH Piranga, Carlos Eduardo Silva, e a conselheira do CBH Doce, Dolores Colle, participaram das discussões e trocaram experiências bem-sucedidas com representantes de diferentes regiões do país. A presença reforçou o papel dos comitês como instrumentos essenciais na governança e gestão sustentável das águas.
“Destaco a visita técnica que realizamos à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e à COGER, agência responsável pela gestão dos recursos hídricos no estado. A estrutura que o governo do Ceará construiu, bem como a forma como o poder público e a população tratam a água, com o devido respeito e consciência sobre sua importância, são realmente admiráveis. As iniciativas de preservação e as estruturas de gestão hídrica são exemplares. O investimento que o estado faz nessa área é expressivo, e os demais governadores do país deveriam se espelhar no modelo adotado pelo Ceará”, ressaltou Dolores.
“Nós tivemos exibição do vídeo institucional dispondo como sede do 27º Encontro do Comitês do Bacia de 2026, que foi aprovado pela comissão, pelo colegiado coordenador do Fórum Nacional, que vai ser em Fortaleza, provavelmente que seja em novembro de 2026. Nós tivemos também exibição de vídeo institucional Exposição do Contexto de Sistema de Gerenciamento de Recursos Íticos do Estado de Ceará. Apresentação do Instrumento de Cobrança pelo Uso de Recursos Íticos do Estado de Ceará. Relatos Tratativas do Grupo de Trabalho de Comunicação e Comissões Temáticas de Água Subterrânea e Mudanças Climáticas, relacionados com o ENCOB 2026, 2025, que foi em Vitória. Tivemos apresentação do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, análise do curso de educação ambiental à distância. Foi feito pela Jane da Ana e Ana Dália da Bahia””, acrescentou Carlos Eduardo.
Fortaleza sediará o ENCOB 2026
Fortaleza foi escolhida, por unanimidade, para sediar o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) 2026, o maior evento do país voltado à governança das águas.
O coordenador-geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Maurício Marques, destacou a escolha.
“O Ceará é um estado exemplo na gestão da água no país, então nada mais justo que os cearenses recebam o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias em 2026, que certamente será um dos melhores já realizados”, afirmou.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com