Convite representa uma oportunidade estratégica para ampliar os horizontes de atuação e fortalecer a visibilidade do colegiado nas ações de recuperação ambiental da bacia do Rio Doce.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) convidou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) para integrar o Comitê Orientador do Fundo Ambiental do Rio Doce. O convite representa o reconhecimento da relevância técnica e institucional do CBH-Doce na condução de ações estratégicas para o território do Rio Doce, reforçando seu papel como ator fundamental na construção de soluções sustentáveis e participativas para a região.
Instituído pela Portaria GM/MMA nº 1.439, de 11 de julho de 2025, o Comitê Orientador tem como função apoiar o Subcomitê Ambiental — criado pela Portaria GM/MMA nº 1.419, de 11 de junho de 2025 — na proposição e análise de projetos voltados à recuperação ambiental da bacia, a serem financiados pelo Fundo. A iniciativa está inserida no contexto do acordo judicial de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco, ocorrido em Mariana (MG).
A composição do Comitê Orientador, conforme previsto no artigo 3º da Portaria nº 1.439/2025, inclui um representante titular e um suplente do CBH-Doce. Para o presidente do CBH, José Carlos Loss Junior, o convite é motivo de orgulho e responsabilidade. “Recebemos com alegria o convite para integrar o Comitê Orientador, que tratará da execução das ações previstas na repactuação. É uma oportunidade importante para apresentar as ações do PIRH, considerando os impactos do rompimento da barragem da Samarco. Mais uma vez, o CBH-Doce se coloca à disposição para contribuir com o processo de revitalização do Rio Doce, destacou.”
O secretário do CBH-Doce, Flamínio Guerra Guimarães, reforçou a importância da participação no Comitê Orientador. “O convite representa o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido no território do Doce — seja pela implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, seja pelo conhecimento acumulado em mais de duas décadas de atuação em toda a bacia.”
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com