Escola de Projetos dos Comitês do Rio Doce participa no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

28/11/2025

A Escola de Projetos dos Comitês do Rio Doce marcou presença no XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado entre os dias 23 e 28 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo. A Escola está sendo representada pelo gerente técnico da Escola de Projetos, Adriano Ferreira, e pelo estagiário Pedro Augusto Silva Gomes, que apresentaram o estudo “Grau de Dificuldade na Implementação (GDI) dos Planos Municipais de Saneamento Básico da Bacia do Rio Doce”.

De acordo com Adriano o estudo, embasado pela solicitação do Tribunal de Contas da União, busca mensurar, de forma numérica, qual o grau de dificuldade que os municípios inseridos na bacia do rio Doce encontram em implementar as ações contidas nos planos de saneamento básico. O indicador varia de 0 a 1, onde, quanto mais próximo de 1, maior o grau de dificuldade.

“O objetivo do indicador é, sobretudo, nortear as tomadas de decisões e as estratégias dos Comitês de bacia, órgãos gestores de recursos hídricos na busca de soluções e construção de políticas públicas para a conservação dos recursos hídricos e universalização do Saneamento”, explicou Adriano.

“Foram momentos de muitas trocas, novos conhecimentos e que me ajudaram a compreender os novos desafios enfrentados, a nível nacional, no tocante ao saneamento básico e gestão de recursos hídricos. Pude apresentar, em formato pôster, parte do Estudo Consolidado, elaborado pela Escola de Projetos dos estudantes de Engenharia Ambiental da UNIFEI Campus Itabira. Sou grato à AGEDOCE, ao CBH DOCE e ao CBH PIRACICABA, por me proporcionar momentos tão ricos e importantes, que certamente farão diferença na minha vida estudantil, profissional e pessoal”, ressaltou o estagiário da Escola de Projetos, Pedro Augusto Gomes.

© 2016 CBH-Doce - Todos os direitos reservados

Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com