O objetivo foi articular esforços em prol da recuperação da bacia e reforçar a importância do uso do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH) como norteador das ações
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), José Carlos Loss Junior, participou da plenária do Comitê da Região Hidrográfica (CRH) Santa Joana e Santa Maria do Doce realizada na Reserva Augusto Ruschi, em Santa Teresa (ES), para debater a aplicação dos recursos da repactuação nos municípios da bacia.
O encontro reuniu representantes do Comitê da Região Hidrográfica (CRH) Santa Joana e Santa Maria do Doce, da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce e da Agência Estadual de Recursos Hídricos. A plenária foi conduzida pelo presidente do CRH Santa Joana e Santa Maria do Doce, Antônio Ferreira, que também integra o CBH Doce.
A principal pauta do encontro foi a destinação dos recursos da repactuação para ações de saneamento básico nas bacias, com foco na construção de um entendimento comum entre as instituições envolvidas. “Foi um encontro importante para que a gente possa chegar a um consenso sobre a melhor forma de direcionar esses recursos para toda a bacia, tendo sempre como base o PIRH Doce e o Enquadramento”, destacou José Carlos Loss Junior.
Entenda a repactuação
A repactuação consiste na atualização dos acordos de reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão. O processo busca garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e estratégica na revitalização da Bacia do Rio Doce. O CBH Doce tem atuado ativamente nas discussões, com ênfase na inclusão do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH-Doce) como referência para as ações e no acompanhamento de temas prioritários, como o saneamento e a recuperação ambiental.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com