Representantes da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) reuniram-se telepresencialmente nesta quinta-feira (09) para alinhamentos gerais com a Coordenação Municipal Proteção da Defesa Civil de Governador Valadares (COMPDEC) e representantes da equipe técnica do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SGB/ CPRM).
Participaram da reunião, representantes da COMPDEC, Coronel Moisés Pereira Marinho e Washington Soares Fernandes, o relator da CTGEC Marlon Coelho, Dr. Fúlvio Campollino da IFMG/GV, Wellson Melo da Seplan/ PMG, além da equipe técnica da SGB/CPRM.
A presidente da CTGEC, Lucinha Teixeira, destacou a importância de que todas as entidades envolvidas com proteção da população frente aos impactos das chuvas, estejam em constante articulação.
Na oportunidade, o pesquisador em geociências Bernardo Oliveira, um dos responsáveis pela operação do SAH Doce, explicou sobre os instrumentos e funcionamento do Sistema de Alerta e apresentou as manchas de inundação de Governador Valadares, que devem ser utilizada para planejamento das ações da defesa civil.
Mancha de inundação de Governador Valadares
MUNICÍPIOS MONITORADOS
Na Bacia Hidrográfica do Rio Doce o sistema abrange 16 municípios que estão localizados na calha principal dos rios Piranga, Piracicaba e Doce, sendo eles: Açucena, Aimorés, Antônio Dias, Baixo Guandu, Colatina, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Galileia, Governador Valadares, Ipatinga, Linhares, Nova Era, Ponte Nova, Resplendor, Timóteo e Tumiritinga.
A próxima reunião acontecerá no final do mês de outubro para articulação com os demais municípios atendidos pela operação do sistema de alerta hidrológico da bacia do rio Doce.
Rua Prudente de Morais, 1023 | Centro | Governador Valadares | Email: cbhbaciadoriodoce@gmail.com